https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/issue/feedOmnia Sapientiae2024-12-13T12:23:03-03:00Dra. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura omniasapientiae@catolicadorn.com.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Omnia Sapientiae</strong> é um periódico científico que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos oriundos de pesquisas, bem como estudos teóricos aprofundados. Atualmente a revista trabalha como um periodico de fluxo continuo, vale também salientar que a Omnia Sapientiae é uma fonte de informação interdisciplinar que visa proporcionar à comunidade científica publicações de alto nível, disponibilizando integralmente resultados de pesquisas relevantes.<span style="font-weight: 400;"> </span>Saiba mais sobre os objetivos e escopo da revista!</p>https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/97DIAGNÓSTICO FITOSSANITÁRIO NA CULTURA DO MELÃO E MAMÃO2024-12-13T12:04:43-03:00Kawan Almeida Andradekawan.agro23@gmail.comFrancisco Alex Carlos Souzaalexfrancisco40012@gmail.comGardenia Silvana De Oliveira Rodriguesgardeniavg@yahoo.com.brJuliano da Costa Fernandesagro.julianofernandes@gmail.comJosé Lazaro da Cruz da Silvalazzaroboca22@gmail.com<p>O cultivo de melão e mamão no Brasil se fortalece cada vez mais e contribui para aumento na economia brasileira. Essas culturas são acometidas por uma quantidade significativa de doenças que podem ocasionar perdas na produtividade e na qualidade dos frutos. Neste sentido, surge a importância do manejo fitossanitário para obter uma produtividade e qualidade dos produtos vegetais destinados à comercialização. Assim, o presente artigo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos práticos em relação ao reconhecimento e à diagnose de doenças associadas às culturas do mamoeiro e meloeiro. Os melões e mamões foram colhidos em fazendas comerciais na comunidade rural Maísa, Mossoró-RN, em seguida, foram encaminhados ao Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia da UFERSA em Mossoró- RN. Os resultados obtidos a partir da análise foram considerados positivos para os agentes patológicos na cultura do melão e mamão, na qual estava contida nos frutos a doença conhecida como fusariose. Com isso, a presente pesquisa propiciou um melhor entendimento dos processos envolvidos na detecção de pragas e doenças vegetais. Além disso, viabilizou a aquisição de habilidades na condução das atividades no laboratório. A busca de informações e orientação técnica é importante para conviver e vencer os vários fitopatógenos que acometem o mamoeiro e meloeiro.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/67Fisioterapia centrada no cuidado:2023-11-27T18:26:14-03:00Pedro Emanoel Ferreira do Nascimentopenascimento296@gmail.comJoicy Martins Vieira joicymartins940@gmail.comMatheus Madson Lima Avelinomatheusmadson.dm@gmail.comThallys Mendonça da Costa Mthallys@ymail.comVictória Lívia Paiva victorialpaiva@gmail.com<p>A Atenção Básica (AB) é a porta de entrada preferencial para toda a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), ela promove a coordenação do cuidado em conformidade com os princípios do SUS. Inserida como política pública dentro da AB existe o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), espaço onde o profissional da fisioterapia teve sua primeira inserção na Atenção Básica. Com o passar do tempo a atuação da fisioterapia dentro dos serviços públicos de saúde tem sido objeto de estudo, se tornando necessário ter conhecimento do papel da fisioterapia no manejo da dor crônica na atenção primária. Este estudo foi realizado através de uma revisão integrativa de literatura. Foram obtidos 127 artigos nas bases de dados, dos quais 14 foram selecionados para a revisão. Ficou evidente que a fisioterapia possuiu potencialidades no manejo da dor crônica na atenção básica, ao fazer uso de tecnologias leves e abordagens não farmacológicas.</p>2024-12-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/95ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN2024-12-12T19:20:54-03:00Janaina Nogueira da Silvajanainanogueira85@gmail.com<p>Este trabalho investiga as contribuições das metodologias pedagógicas aplicadas ao processo de inclusão e educação de crianças com síndrome de Down. O propósito deste estudo foi revisar a literatura sobre a inclusão dessas crianças, com o objetivo de identificar desafios e estratégias que auxiliem os educadores no processo de inclusão eficaz no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, focando na inclusão de crianças com síndrome de Down no sistema regular de ensino. Utilizamos palavras-chave como 'síndrome de Down', 'inclusão escolar' e 'metodologias pedagógicas'. Constatou-se que a inclusão é desafiadora, e que todas as metodologias pedagógicas planejadas e implementadas são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes em escolas regulares. É fundamental um esforço colaborativo no ambiente escolar como estratégia para promover a inclusão de alunos com deficiências, assegurando que todos aprendam juntos.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/96JUSTIÇA COMO EQUIDADE 2024-12-12T19:35:16-03:00Vinicius Alves Santanaviniciussantana1045@gmail.comEly Nunes de Barros Júniorelybarrosjr@hotmail.com<p>presente artigo aborda o conceito de justiça como equidade em John Rawls. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, fundamentado em pesquisa e revisão bibliográfica, que utiliza o método hipotético-dedutivo e adota uma abordagem qualitativa e transdisciplinar entre a filosofia política e a filosofia do direito. O conceito de justiça, discutido desde Platão em A República e por Aristóteles em Ética a Nicômaco, é revisitado na obra Uma Teoria da Justiça, de John Rawls. Para Rawls, a justiça deve ser considerada a virtude primordial dos sistemas políticos e sociais, assim como a verdade é para os sistemas de pensamento. Ele argumenta que, independentemente da elegância ou eficiência de uma teoria, ela deve ser reformulada ou rejeitada caso se revele injusta, assim como as leis e instituições. Sua teoria da justiça enfatiza a cooperação social e propõe uma concepção de justiça baseada na “posição original”, mediada pelo véu da ignorância, com o objetivo de estabelecer critérios ideais e racionais para ordenar e estruturar a sociedade.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiae