https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/issue/feedOmnia Sapientiae2025-10-01T19:37:01-03:00Dra. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura omniasapientiae@catolicadorn.com.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Omnia Sapientiae</strong> é um periódico científico que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos oriundos de pesquisas, bem como estudos teóricos aprofundados. Atualmente a revista trabalha como um periodico de fluxo continuo, vale também salientar que a Omnia Sapientiae é uma fonte de informação interdisciplinar que visa proporcionar à comunidade científica publicações de alto nível, disponibilizando integralmente resultados de pesquisas relevantes.<span style="font-weight: 400;"> </span>Saiba mais sobre os objetivos e escopo da revista!</p>https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/101SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL2025-09-17T15:47:06-03:00GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUESgardeniavg@yahoo.com.brJEAN DE OLIVEIRA SOUZAjeanos077@gmail.comFRANCISCA VILANI DE SOUZAfranciscavs077@gmail.comANA BEATRIZ CORDEIROanabc07777@gmail.comCELIO EDCARLO PEREIRA DE MENEZEScelioepm077@gmail.comFRANCISCA DAS CHAGAS FERREIRA DE OLIVEIRAfranciscacfo077@gmail.comIAASMIN RAFAELA SILVA DA FEiaasminrsf0777@gmail.comJOSE PEDRO COSTA NOGUEIRAjosepcn0777@gmail.com<p style="font-weight: 400;">O projeto “Horta didática” relata a experiência de implantação de uma horta na Escola Estadual Gilberto Rola, situada na comunidade rural Maísa, em Mossoró, com o objetivo de promover a educação ambiental, alimentar e social. A iniciativa articula teoria e prática no cultivo, enfatizando princípios de sustentabilidade, saúde e cidadania. A escolha das espécies priorizou hortaliças de amplo consumo no dia a dia, incluindo cebolinha, rúcula, coentro, cenoura, alface verde, alface roxa, pimentão e beterraba. Durante o cultivo, foram aplicadas técnicas sustentáveis, como compostagem, adubação orgânica e controle natural de pragas, incentivando o consumo consciente, a autonomia, o trabalho em equipe e o respeito ao meio ambiente. A implantação da horta proporcionou aprendizado teórico e prático sobre produção de alimentos, manejo sustentável e adubação natural. Além disso, estimulou a criatividade, fortaleceu o trabalho colaborativo, promoveu hábitos alimentares saudáveis e reforçou a responsabilidade socioambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/105ADVERSIDADES E EXPECTAÇÕES NO ACESSO DA COMUNIDADE LGBTQI+ AO ATENDIMENTO NA SAÚDE 2025-10-01T19:37:01-03:00Graciliano Davi Santos Rodriguesgraciliano_davi@outlook.com<div>A Política Nacional de Saúde Integral para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) foi criada pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 2.836, datada de 1º de dezembro de 2011, e visa garantir que a população LGBT tenha acesso igualitário e respeitoso aos serviços de saúde, levando em conta suas particularidades e situações de vulnerabilidade. O propósito deste estudo é documentar as dificuldades que essas comunidades enfrentam, pois, mesmo lutando por reconhecimento e respeito, ainda se encontram à margem da sociedade, cercadas por preconceitos e falta de conhecimento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como de natureza qualitativa, descritiva e exploratória , baseando-se em estudos já existentes, fazendo uma síntese de estudos já publicados acerca do tema exposto. Foram selecionados estudos que abordam práticas, desafios e estratégias de inclusão na atenção primária à saúde para a comunidade LGBTQI+. Em suma, embora existam desafios significativos, as possibilidades de promover o acesso da comunidade LGBTQI+ à saúde são evidentes e dependem de ações integradas, que envolvam capacitação, políticas públicas e o engajamento da própria comunidade. Investir na formação de profissionais sensíveis às questões de diversidade e na implementação de práticas inclusivas é fundamental para reduzir as desigualdades e garantir o direito universal à saúde. Este estudo evidenciou que, apesar dos avanços nas políticas de inclusão e na conscientização sobre a saúde da população LGBTQI+, persistem diversas barreiras que dificultam o acesso efetivo ao atendimento de saúde por parte dessa comunidade. Entre os principais obstáculos, destacam-se o preconceito e a discriminação por parte dos profissionais de saúde, a falta de capacitação específica, e a insuficiente oferta de serviços sensíveis às necessidades específicas de LGBTQI+.</div>2025-10-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/102RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA2025-09-22T17:29:17-03:00VITÓRIA RAYMUNDA O. GALDINOvitoriaraymunda591@gmail.comGABRIELA WANNY RIBEIRO PINHEIROgabwann1y@gmail.comLANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA lannuzya.oliveira2@ufrn.brdany geraldo kramerdgkcs@yahoo.com.br<p>Nas pequenas escolas do interior, ainda é comum a predominância de um ensino tradicional, centrado na memorização, com poucos recursos didáticos e escassas oportunidades de práticas laboratoriais. Nesse contexto, a ação de extensão torna-se essencial, pois promove a integração entre universidade e escola, oferecendo novas metodologias, recursos e experiências que ampliam as possibilidades de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se discorrer sobre uma ação extensionista em pequenas cidades potiguares. As atividades foram realizadas nas cidades de Vera Cruz, Pedro Velho e Baia Formosa (Rio Grande do Norte), junto a 120 alunos de escolas públicas. Iniciaram-se as atividades com uma exposição dialogada sobre microscopia e estrutura celular. Na sequência foi realizada uma atividade prática de microscopia, permitindo que os estudantes visualizassem células. A experiência evidenciou como a didática interativa e prática favorece o aprendizado, tornando-o mais dinâmico e significativo. A experiência reafirma o papel fundamental da extensão universitária como ponte entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação científica dos estudantes da educação básica e fortalecendo a missão social das instituições de ensino superior.</p>2025-10-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Omnia Sapientiaehttps://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/104ENTRE A SENESCÊNCIA E A SENILIDADE2025-09-29T14:35:17-03:00Dina Stéphanie Gouveiadina_stephanie@hotmail.comMaria Vera Lúcia Pessoa Portoveraluciapessoaporto@gmail.com<p>A pesquisa tem como objetivo investigar os processos de senilidade e senescência sob a<br>perspectiva da neuropsicologia, buscando compreender as alterações cognitivas e<br>comportamentais que ocorrem durante o envelhecimento e identificar fatores que contribuem<br>para um envelhecimento saudável. A investigação será realizada por meio de uma revisão<br>narrativa da literatura, utilizando estudos neuropsicológicos sobre o assunto. O estudo visa<br>contribuir para a compreensão da relação entre as alterações neuropsicológicas, a senescência<br>e o bem-estar cognitivo na terceira idade, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento<br>de estratégias que promovam o envelhecimento saudável.</p>2025-10-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Omnia Sapientiae