EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

O PAPEL DAS TICS NA PANDEMIA

Autores

  • Louise Helena De Freitas Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Geovan Figueirêdo de Sá-Filho Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Palavras-chave:

COVID-19, Difusão do Conhecimento, Educação Básica, Promoção da Saúde Escolar, Tecnologia Digital

Resumo

A educação no Ensino Básico brasileiro teve de se adaptar à reclusão social frente à pandemia provocada pelo novo coronavírus. As ações de Educação em Saúde orquestradas nestas instituições, portanto, também tiveram que se adaptar, com a ajuda das ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo do presente ensaio é dissertar sobre a influência e o impacto das tecnologias digitais na educação em saúde, realizada no ensino básico brasileiro em cenário pandêmico. Os achados na literatura mostram que sem as TICs a educação básica teria sido paralisada, e com ela as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Ainda que essencial, é perceptível que lidar com as TICs na educação básica é um grande desafio, visto que a desigualdade social vivenciada pelos alunos impede que o conhecimento seja compartilhado completamente. Contudo, a implementação das TICs traz muitas possibilidades ao Ensino Básico brasileiro, as quais podem ser utilizadas também como estratégias de educação em saúde. 

Referências

BENÍCIO, Lucas Alencar de Oliveira; VAZ, Ismael Fabricio; PELICIONI, Bruno Barboza. A importância do uso das TICS no processo de ensino-aprendizagem frente à Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 3, p. 10294-10300, 2021.

CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 23, p. 168-200, 2002.

CUSTÓDIO, Clarissa Garcia et al. Educação sexual no ensino básico: o estudante de medicina como educador. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e5501-e5501, 2021.

FERREIRA, Thanize do Nascimento et al. EXTENSÃO REINVENTADA A PARTIR DA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.

FETTERMANN, Fernanda Almeida et al. Programa de saúde na escola e o alinhamento de ações na prevenção do coronavírus. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e37810514686-e37810514686, 2021.

FREITAS, Sara Maria de; GONÇALVES, Édira Castello Branco de Andrade. Educação alimentar e nutricional nas escolas e a pandemia de Covid-19: um novo desafio. RAÍZES E RUMOS, v. 8, n. 1, p. 180-188, 2020.

HERMOGENES, Lucas Ramon et al. A IMPORT NCIA DAS DIGITAL SKILLS EM TEMPOS DE CRISE: alguns aplicativos utilizados durante o isolamento social devido à pandemia do covid-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 198-218, 2020.

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020.

LIMA, Carolina de Deus; DOMINGOS, Heloisa Rabelo. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E APRENDIZADO INTERGERACIONAL ONLINE. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 8-8, 2020.

MATIELLO, Aline Andressa et al. COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Porto Alegre: Sagah, 2021.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.

NOBRE, Roseanne de Sousa et al. Vivenciando a extensão universitária através de ações de educação em saúde no contexto escolar. Revista de APS, v. 20, n. 2, 2017.

PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020.

PINNO, Camila et al. EUCAÇÃO EM SAÚDE. Porto Alegre: Sagah, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029910/pageid/1. Acesso em: 29 set. 2021.

REIS, Samuel Marques dos et al. Projeto de extensão ‘‘Ensinando a salvar vidas’’: Um relato de experiência na pandemia. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1, p. 1-12, 2021.

SOUZA, Eduarda Maria Silva de et al. NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, vol. 1, n. 12, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

DE FREITAS RIBEIRO, L. H.; FIGUEIRÊDO DE SÁ-FILHO, G. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO: O PAPEL DAS TICS NA PANDEMIA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 6–12, 2022. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/36. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaio