A NOÇÃO PROFESSOR EM DIÁRIOS REFLEXIVOS: UM ESTUDO ENUNCIATIVO
Keywords:
Enunciação, Operações Enunciativas, Noção, LéxicoAbstract
Com o objetivo de analisarmos as relações léxico-gramaticais no processo de geração de significação, selecionamos textos realizados por alunos do último ano do curso de Letras de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Os textos são oriundos do trabalho final - Diário Reflexivo - que contém a reflexão dos alunos a respeito das suas experiências durante a realização do estágio supervisionado. Em tais textos, foi possível evidenciar uma seleção do léxico relacionada à noção de professor. As representações cognitivas de professor revelam as experiências de mundo dos alunos, dialogam com as noções socialmente já construídas e são mediadas por fatores físico-culturais. Por meio de marcas léxico-gramaticais, os alunos traduzem textualmente as relações psicossociológicas que caracterizam o processo de linguagem. São estas marcas léxico-gramaticais que analisaremos pautando-nos na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, referencial teórico que assegura uma análise metalinguística e uma metodologia baseada na observação dos textos, nas formas lexicalizadas e nas construções gramaticais a fim de alcançarmos as representações psicossociológicas, que são de natureza cognitiva e abstrata.
References
CORREIA, C. N. Estudos de determinação: a operação de quantificação-qualificação em sintagmas nominais. Braga: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2002.
CULIOLI, A. En guise de clôture. In : ROBERT, S. (org.). Langage et sciences humaines : propos croisés : actes de Colloque Langues et Langages en Hommage à Antoine Culioli. Suisse : Lang, 1995. p. 145-160. (Coleção Sciences pour la communication).
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation : Formalisation et opérations de repérage. Paris : Ophrys, 1999. Tome 2.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation : Opérations et représentations. Paris:
Ophrys, 1990. Tome 1.
ONOFRE, M.B. O processo de predicação no ensino de língua. In: MAGALHÃES, J.S.; TRAVAGLIA, L. C. (org.). Múltiplas perspectivas em linguística. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 2239-2244.
REZENDE, L. M. Articulação da linguagem com as línguas naturais: o conceito de noção. In: ONOFRE, M. B. O.; REZENDE, L. M. (org.). Linguagem e Línguas Naturais: Clivagem entre o enunciado e a enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009. p. 13-42.
VALENTIM, H. T. Contributo para uma abordagem enunciativa do ajustamento intersubjetivo: Um estudo de caso. Revista Ecos, v.19, n.2, p. 197-205, 2015.
VALENTIM, H. T. Predicação de existência e operações enunciativas. Lisboa : Edições Colibri,
VIGNAUX, G. Le discours acteur du monde : énonciation, argumentation et cognition. Paris : Ophrys, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Omnia Sapientiae
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.