Conduta Ética

Deveres dos Editores

Decisão de publicação

O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial, pelo Comitê Científico e pela Editoria de Periódicos Científicos. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões o editor pode consultar o Comitê Científico, o Conselho Editorial e a Editoria de Periódicos.

Confidencialidade

O editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.

Divulgação e conflitos de interesse

O editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenham conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações

O editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres da Editoria de Periódicos Científicos

Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Este periódico utiliza o CrossCheck (software antiplágio da CrossRef).

 * Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.

Políticas de Plágio

Quando há comprovação de publicação duplicada ou redundante (importante), pelo Editor e/ou o parecerista que avaliou o artigo, o autor é solicitado a dar esclarecimentos, seguindo as orientações do COPE. Caso seja comprovado por culpa e/ou o erro não intencionado, devido a falta de clareza das "Instruções aos Autores", ou inexperiência do autor, o artigo é recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro. Em caso de menor importância de similaridade, o autor é solicitado a referenciar as obras originais ou eliminar a similaridade. Dá-se o prosseguimento da avaliação. Informação disponível no link: https://publicationethics.org/files/All_Flowcharts_Spanish_0.pdf

Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Este periódico utiliza o CrossCheck (software antiplágio da CrossRef).

 * Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.