ÉDUCATION BILINGUE DES SOURDS OU ÉDUCATION INCLUSIVE EN SITUATION DE DIGLOSSIE DANS LA MUNICIPALITÉ DE MOSSORÓ ?

Auteurs

  • ARTUR Maciel de Oliveira NETO Faculdade Católica do RN

Mots-clés :

Estudante surdo, Acessibilidade, Libras

Résumé

Este artigo objetivou identificar se a didática utilizada pelo professor é adaptada para o ensino dos estudantes surdos na rede municipal de Mossoró/RN, buscando descrever as dificuldades que os mesmos encontram em sala de aula e na relação professor/estudante, estudante surdo/estudante ouvinte, ouvintes/intérprete, destacando experiências de quatro estudantes que estão cursando o ensino fundamental II, observando as estratégias de ensino que são usadas pelos professores, buscando sugerir meios didáticos, partindo da necessidade e subjetividade do estudante surdo, o primeiro e mais importante passo é a adaptação dos conteúdos repassados em sala para o desenvolvimento do aprendizado desse estudante. Após análise bibliográfica e documental, percebemos o quanto é difícil a jornada estudantil do sujeito surdo. Partindo dos relatos e experiências compartilhadas pelos surdos, iremos apresentar o quanto a falta de acessibilidade em Libras e inclusão dificulta o desenvolvimento e as relações desse sujeito quanto social, no ambiente escolar, visto que para o estudante surdo é o principal lugar de socialização e construção indentitaria. Após os relatos, concluímos que há muitos obstáculos impedindo o avanço da educação de qualidade para os surdos percebemos ainda a necessidade de investimentos, estruturas e a ausência do professor de Libras e do intérprete de Libras nas escolas, tendo em vista que muitos professores em exercício na escola não tem o conhecimento e nem domínio da Libras para oferecer uma atenção maior e estabelecer uma comunicação clara.

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2024-05-02 — Mis à jour le 2024-05-04

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OLIVEIRA NETO, A. M. de. ÉDUCATION BILINGUE DES SOURDS OU ÉDUCATION INCLUSIVE EN SITUATION DE DIGLOSSIE DANS LA MUNICIPALITÉ DE MOSSORÓ ?. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/93. Acesso em: 26 avr. 2025.

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