PHOTOBIOMODULATION THERAPY IN THE HEALING PROCESS AFTER CESAREAN SECTION: LITERATURE REVIEW
Parole chiave:
Fotobiomodulação; Pós-parto; Cesárea; Fisioterapia; Cicatrização.Abstract
A cesariana é um procedimento cirúrgico para a retirada do feto via abdominal e parede uterina, que é realizada por uma incisão cirúrgica na pele da mãe, acima da sínfise púbica. O processo de cicatrização dessa incisão cirúrgica ocorre em três fases: inflamação, proliferação e maturação. A fotobiomodulação (FBM) é um recurso utilizado pelos fisioterapeutas, que é equivalente ao LED e laser de baixa intensidade. O objetivo central que é descrever através de uma revisão integrativa, o efeito da FBM no tratamento do processo de cicatrização pós-parto cesariana que é utilizado como método não farmacológico para modulação do processo inflamatório. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico, PUBMed e PEDro no período de 2012 a 2023, com buscas realizadas no período de 7 meses. Das 117 publicações encontradas foram excluídos 109, restando 8 para leitura na íntegra. Conforme os estudos analisados a FBM promoveu controle da dor na incisão cirúrgica e reparação tecidual no processo de cicatrização do pós-operatório da cesariana. O laser de baixa intensidade oferece avanços nos mecanismos de respostas celulares sendo eficaz e não invasiva, apresentando melhor evolução na reparação tecidual. Concluiu-se que a FBM aplicada na cicatrização de um pós-parto cesárea, mostrou ser uma terapia segura, eficaz e capaz de promover a aceleração do processo de cicatrização
A cesariana é um procedimento cirúrgico para a retirada do feto via abdominal e parede uterina, que é realizada por uma incisão cirúrgica na pele da mãe, acima da sínfise púbica. O processo de cicatrização dessa incisão cirúrgica ocorre em três fases: inflamação, proliferação e maturação. A fotobiomodulação (FBM) é um recurso utilizado pelos fisioterapeutas, que é equivalente ao LED e laser de baixa intensidade. O objetivo central que é descrever através de uma revisão integrativa, o efeito da FBM no tratamento do processo de cicatrização pós-parto cesariana que é utilizado como método não farmacológico para modulação do processo inflamatório. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico, PUBMed e PEDro no período de 2012 a 2023, com buscas realizadas no período de 7 meses. Das 117 publicações encontradas foram excluídos 109, restando 8 para leitura na íntegra. Conforme os estudos analisados a FBM promoveu controle da dor na incisão cirúrgica e reparação tecidual no processo de cicatrização do pós-operatório da cesariana. O laser de baixa intensidade oferece avanços nos mecanismos de respostas celulares sendo eficaz e não invasiva, apresentando melhor evolução na reparação tecidual. Concluiu-se que a FBM aplicada na cicatrização de um pós-parto cesárea, mostrou ser uma terapia segura, eficaz e capaz de promover a aceleração do processo de cicatrização.
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
DE OLIVEIRA, Rauirys Alencar et al. TERAPIA COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO PÓS-PARTO CESARIANO–ESTUDO CLÍNICO. Energia (J), v. 2, p. 4, s,d.
ALMEIDA, Laila Lídia Faria et al. Impacto clínico da cicatriz na funcionalidade em mulheres submetidas à cesariana, v. 19, p. s2-s9, 2011. ISSN 1067-1927, 2020.
FERREIRA, Alieny Cristina Duarte; BATISTA, Ana Luzia Araújo; DE VASCONCELOS CATÃO, Maria Helena Chaves. A atuação da laserterapia na angiogênese e no reparo tecidual. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e34610313334-e34610313334, 2021.
BATISTA, Vanda Farias; DOS SANTOS, Gilson Casagrande; MELLO, Manoela Aparecida Fumagalli Coelh. A utilização do laserterapia de baixa potência em fissuras mamária. Revista Thêma et Scientia, v. 10, n. 1, p. 131-146, 2020.
NASCIMENTO, Sara Raquel Caeiro Vila Maior do. Parto por cesariana: análise crítica da experiência do CHCB. 2016. Dissertação (Tese de Doutorado) - Universidade da Beira Interior. Cuso de Medicina. Covilhã: 2016.
TRAVERZIM, Maria Aparecida dos Santos, Malabe S, Silva DFT, Pavani C, Bussadori SK, Fernandes KSP, Motta LJ. Effect of led photobiomodulation on analgesia during labor: Study protocol for a randomized clinical trial. Medicine (Baltimore). 2018 Jun 97(25):11120. Doi:10.1097/MD.0000000000011120. PMID:29924010: PMCID: PMC6023678.
SILVA, Barbara Ribas da et al. A inclusão de práticas integrativas e complementares (PICS) em puérperas após incisão abdominal. Revista Fitos. Rio de Janeiro. 2022; 16(1): 54-65 | e-ISSN: 2446-4775 | www.revistafitos.far.fiocruz.br | CC-BY 4.0, 2020.
MOURA, José Pedro Gomes. Terapia fotodinâmica no reparo de deiscência de ferida operatória pós-cesárea: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado. 2021. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade Federal do Amapá. Obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde. Macapá-Ap: 2021.
LEMOS, Ana Cláudia dos Anjos Borges et al. Abordagem anestésica no parto cesáreo e controle da dor no pós-operatório: Anesthetic approach in cesarean section and postoperative pain control. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 5, p. 19158-19168, 2022.
ANDRADE, Fabiana do Socorro da Silva Dias; CLARK, Rosana Maria de Oliveira; FERREIRA, Manoel Luiz. Efeitos da laserterapia de baixa potência na cicatrização de feridas cutâneas. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 41, p. 129-133, 2014.
VOGT, Gabriela. Avaliação do uso de ultrassom e laser de baixa intensidade em cicatriz de pós-operatório em pacientes submetidas à cesariana. 2016. Relatório de trabalho de curso (Graduação) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Santa Cruz do Sul: 2016.
FERREIRA, Aline Gomes Afonso. Aplicação do laser de baixa intensidade no processo de cicatrização de ferida cirúrgica: padronização dos parâmetros dosimétricos. 2016. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Engenharia Mecânica. Belo Horizonte-MG: 2018.
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2024-05-04 (2)
- 2024-05-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiae
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.