A UNIVERSIDADE QUE ESCUTA E COMPARTILHA: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
Território de Formação, Experiências, Pluralidades Culturais, ReciprocidadesResumo
Este projeto nasce da experiência prática das ações da política de inclusão pensadas pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na América Latina e, para este estudo, intitulado, A universidade que eu vivo é uma universidade que escuta e compartilha: vivenciando experiências de Políticas de Inclusão na América Latina. Propõe uma temática diversificada voltada para o compartilhamento e troca de experiências, com vistas à implantação de uma rede interuniversitária para a criação e implementação de ações tendo como base a promoção do respeito aos princípios da diversidade humana e a efetivação de direitos para a cultura da paz. Utilizaremos como metodologia as narrativas reflexivas autobiográficas de formação com base nos estudos de Josso (2010) e no princípio da aprendizagem formativa ao longo da vida de Freire (2005). Resulta em discussão de formação docente, práticas e trajetórias educativas, no cotidiano de territórios como espaços de pluralidades culturais perseguindo o afloramento do (re)encantamento da arte das vivências educativas, das solidariedades que empurram os sujeitos para a reciprocidade, para as trocas, pelo gosto da busca pelo Outro, pela reconstrução das identidades, pelo entendimento da memória enquanto movimento, função e construção social e manutenção de vínculos. O envolvimento, partilha e práticas de formação, nas regiões de fronteira entre os plurais espaços de aprendizado, nas diversas áreas de conhecimento no âmbito internacional, são base para o reconhecimento dos diferentes sujeitos em sua diversidade, capazes de dialogar, de compartilhar vínculos ancorados em seus lugares de pertença.
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