RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
conhecendo as estruturas celulares
DOI:
https://doi.org/10.61228/os.v5i2.102Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Microscopia, Extensão UniversitáriaResumo
Nas pequenas escolas do interior, ainda é comum a predominância de um ensino tradicional, centrado na memorização, com poucos recursos didáticos e escassas oportunidades de práticas laboratoriais. Nesse contexto, a ação de extensão torna-se essencial, pois promove a integração entre universidade e escola, oferecendo novas metodologias, recursos e experiências que ampliam as possibilidades de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se discorrer sobre uma ação extensionista em pequenas cidades potiguares. As atividades foram realizadas nas cidades de Vera Cruz, Pedro Velho e Baia Formosa (Rio Grande do Norte), junto a 120 alunos de escolas públicas. Iniciaram-se as atividades com uma exposição dialogada sobre microscopia e estrutura celular. Na sequência foi realizada uma atividade prática de microscopia, permitindo que os estudantes visualizassem células. A experiência evidenciou como a didática interativa e prática favorece o aprendizado, tornando-o mais dinâmico e significativo. A experiência reafirma o papel fundamental da extensão universitária como ponte entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação científica dos estudantes da educação básica e fortalecendo a missão social das instituições de ensino superior.
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