RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

conhecendo as estruturas celulares

Autores

  • VITÓRIA RAYMUNDA O. GALDINO Discente do curso de Engenharia de têxtil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • GABRIELA WANNY RIBEIRO PINHEIRO Discente do curso de Ecologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • dany geraldo kramer Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61228/os.v5i2.102

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Microscopia, Extensão Universitária

Resumo

Nas pequenas escolas do interior, ainda é comum a predominância de um ensino tradicional, centrado na memorização, com poucos recursos didáticos e escassas oportunidades de práticas laboratoriais. Nesse contexto, a ação de extensão torna-se essencial, pois promove a integração entre universidade e escola, oferecendo novas metodologias, recursos e experiências que ampliam as possibilidades de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se discorrer sobre uma ação extensionista em pequenas cidades potiguares. As atividades foram realizadas nas cidades de Vera Cruz, Pedro Velho e Baia Formosa (Rio Grande do Norte), junto a 120 alunos de escolas públicas. Iniciaram-se as atividades com uma exposição dialogada sobre microscopia e estrutura celular. Na sequência foi realizada uma atividade prática de microscopia, permitindo que os estudantes visualizassem células. A experiência evidenciou como a didática interativa e prática favorece o aprendizado, tornando-o mais dinâmico e significativo.  A experiência reafirma o papel fundamental da extensão universitária como ponte entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação científica dos estudantes da educação básica e fortalecendo a missão social das instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

VITÓRIA RAYMUNDA O. GALDINO, Discente do curso de Engenharia de têxtil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Engenharia de têxtil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

GABRIELA WANNY RIBEIRO PINHEIRO, Discente do curso de Ecologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Ecologia.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte

LANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA , Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Prof. Dra. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste - RENASF. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

dany geraldo kramer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN

Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste - RENASF. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AZEVEDO, I. C.; PEREIRA, B. M.; ANTUNES, E. J. Proposta de jogo didático para ensino de genética como metodologia ativa no ensino de biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, 2021

CANTANHÊDE, S. M., BARROSO, A. A. C., SILVA, G. P. D. Uso De Experimentos Com Materiais Alternativos No Ensino De Biologia Em Uma Escola Pública. Educação: pesquisa, aplicação e novas tendências. Editora Científica Digital. 2022.

CONOLLY, T; STANSFIELD, M.; BOYLE, L. Games-Based Learning Advancements for Multi-Sensory Human Computer Interfaces: Techniques and Effective Practices. Nova York: Information Science Reference, 2009.

DUARTE, A. C. Ensino de biologia além da sala de aula: uso dos modelos biológicos . SAPIENS - Revista De Divulgação Científica, 4(2), 127–145. 2023.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file.

LIMA, J. Impacto das Metodologias Ativas no Ensino de Biologia no Ensino Médio. COGNITIONIS Scientific Journal, 7(2), e459-e459. 2024.

LIRA, A. T. S.; SENNA JUNIOR, V. A. de. Desafios na aplicação de práticas laboratoriais de ciências e biologia nas escolas públicas. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5697–5710. 2024.

LIRA, J. V.; KRAMER, D. G. (2024). Relato de experiência sobre atividades de educação ambiental e lixo eletrônico com alunos da rede pública de ensino municipal da cidade de Montanhas/RN. Cidadania em Ação, 8(2).

LUZ, P.; LIMA, J.; AMORIM, T. Aulas práticas para o ensino de biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. 11. 36. 10.46667/renbio.v11i1.107. 2018.

MANO, A. de M. P.; CARVALHO, N. G. de S.; ORIANI, A. P. A cultura escolar em aulas de ciências e biologia: reflexões a partir do estágio supervisionado. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022

MENDONÇA, S.; TERCIOTI, A. C. G. A superação da aprendizagem na perspectiva da democracia educacional. Educação Online, , n. 16, p. 1–6, 2014.

OLIVEIRA, C.; BERNARDO, A.; NOGUEIRA, N. Aprendizagem significativa no ensino de biologia do Ensino Médio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.129-2020.

SANTOS, S. M. J.; RODRIGUES, J. A.; CARNEIRO, W. S. Doenças sexualmente transmissíveis: conhecimento de alunos do ensino médio. DST - Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 63-68, 2009.

SILVA NETO, S. R.; SANTOS, H. R. M.; SOUZA, A. A, de; SANTOS, W. O. dos. Jogos educacionais como ferramenta de auxílio em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19., 2013, Campinas. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 130-139.

SILVA, R.M.; FELIX, O.M.S. Abordagem do conteúdo de organelas celulares com e sem o uso do recurso didático “modelos”: Análise comparativa das aprendizagens construídas por alunos do Ensino Médio. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento v. 14, n. 2, 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

RAYMUNDA O. GALDINO, V. .; RIBEIRO PINHEIRO, G. W. . .; VERÍSSIMO E OLIVEIRA , L. .; GERALDO KRAMER, dany. RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA: conhecendo as estruturas celulares . Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 2, p. 20–26, 2025. DOI: 10.61228/os.v5i2.102. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/102. Acesso em: 13 out. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.