EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: POÉTICA DA CONDIÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Humanização, Condição Humana, Educação dos Gestos PoéticosResumo
A reflexão proposta neste ensaio coloca em tela a Educação como lugar investigativo privilegiado para se pensar a formação humana. Educação aqui defendida não como um projeto que limita o seu propósito ao viés mercadológico, em detrimento do mote principal do processo formativo, a saber, a humanização dos sujeitos. Trata-se de educar para os novos desafios do homem contemporâneo, que precisa primeiramente se conhecer e saber conviver em meio à diversidade para, então, compreender a ontologia da condição humana. Refletir sobre o caráter humanizador da educação é imprescindível à compreensão das adversidades que envolvem os processos educativos atuais, uma vez que reivindica um projeto em que o sujeito desvele e resgate a sua identidade humana. Um modelo urdido por princípios éticos, estéticos e humanitários, potencializadores da dimensão do existir e parte da totalidade do que é ser pessoa. O texto a seguir busca proporcionar reflexões sobre outras formas do viver a educação. É possível mirar nossa lente para a necessidade do educar, ancorada à sensibilidade dos gestos poéticos na formação humana, tarefa urgente em um tempo de desesperança.
Referências
ALVES, Rubem. Gandhi: política dos gestos poéticos. São Paulo: FTD, 1994.
ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
CÂNDIDO, Antônio. Direitos Humanos e literatura. In: FESTER, Antônio Carlos Ribeiro. (Org.). Direitos humanos E… Brasília: Brasiliense, 1989.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras interinvenções – Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DOLORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO; MEC, 2001.
ENRIQUEZ, Eugène. Caminho para o outro, caminho para si. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 9, n. 12, jan./dez., 1994.
FONSECA, Ailton Siqueira de Sousa; EVANGELISTA, Jucieude de Lucena; QUEIROZ, Allan Phablo. A paixão tece os saberes que nos fazem falar. In: VIEIRA, José Glebson; SOUZA, Karlla Christine de Araújo; VON ZUBEN, Marcos de Camargo (Org.). Sujeito, saberes e práticas sociais. Mossoró: Edições UERN, 2011. p. 215-228.
HANSEN, João Adolfo. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, Márcia; SCHAPOCHNIK, Nelson (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
KRISHNAMURTI, J. A educação e o significado da vida. Tradução de Hugo Veloso. São Paulo: Cultrix, [s.d.].
LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. In: NOVAES, Adauto (org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras2009. p.322-350.
LISPECTOR, Clarice. Onde estivestes de noite (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez, 2000b.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade: a identidade humana. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. Tradução de Edgard de Assis Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Meus demonios. Traduçao de Fernando Martinho. Lisboa: Publicações Europa- América, 1995.
NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos políticos e práticas pedagógicas emancipatórias possíveis. In: NUNES, César Augusto R.; GOMES, Catarina (Orgs.). Direitos Humanos, Educação e Democracia. Jundiaí: In House, 2019.
PAULO, Freire. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
PAULO, Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
PAZ, Octavio. Vislumbres da Índia: um diálogo com a condição humana. Tradução de Olga Savary. São Paulo: Mandarim, 1996.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
ROUANET, Sergio Paulo. Razao e paixao. In: NOVAES, Adauto (Org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.500-536.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a Educação do Senhor de Sainte-Marie. Tradução de Dorothée de Bruchard. Porto Alegre: Paraula, 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Omnia Sapientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.