REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NAS INICIATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palabras clave:
Ensino, Empreendedorismo Social, Extensão, Ambiente AcadêmicoResumen
A pensata explora reflexões sobre o ensino do empreendedorismo social no ambiente acadêmico, com base na Instrução Normativa Nº 01, de 15 de setembro de 2022, da UFERSA, que estabelece a implementação e a creditação de 10% das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação como obrigatórias, incorporando atividades às matrizes curriculares em cinco modalidades: 1) disciplina introdutória; 2) disciplina obrigatória; 3) participações em ações; 4) participação em equipes organizadoras; 5) participação em outras instituições. O objetivo é entender os desafios enfrentados ao implementar iniciativas de empreendedorismo social nos programas de extensão universitária, que são possíveis de superar e maximizar o impacto social. A reflexão envolve uma análise crítica das iniciativas existentes, com foco na intersecção entre inovação social e educação superior, com o intuito de identificar práticas e estratégias eficazes. Após reflexão, entende-se que, embora existam desafios significativos, a integração do empreendedorismo social no ambiente acadêmico tem o potencial de gerar impactos sociais significativos. No entanto, há necessidade de abordar o uso de estratégias para superar os desafios existentes. Considera-se que a discussão contínua sobre esses desafios e a relevância da extensão universitária, quando combinada com o empreendedorismo social, pode ser uma ferramenta para a mudança social.
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