EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
O PAPEL DAS TICS NA PANDEMIA
Palabras clave:
COVID-19, Difusão do Conhecimento, Educação Básica, Promoção da Saúde Escolar, Tecnologia DigitalResumen
A educação no Ensino Básico brasileiro teve de se adaptar à reclusão social frente à pandemia provocada pelo novo coronavírus. As ações de Educação em Saúde orquestradas nestas instituições, portanto, também tiveram que se adaptar, com a ajuda das ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo do presente ensaio é dissertar sobre a influência e o impacto das tecnologias digitais na educação em saúde, realizada no ensino básico brasileiro em cenário pandêmico. Os achados na literatura mostram que sem as TICs a educação básica teria sido paralisada, e com ela as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Ainda que essencial, é perceptível que lidar com as TICs na educação básica é um grande desafio, visto que a desigualdade social vivenciada pelos alunos impede que o conhecimento seja compartilhado completamente. Contudo, a implementação das TICs traz muitas possibilidades ao Ensino Básico brasileiro, as quais podem ser utilizadas também como estratégias de educação em saúde.
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