PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS
Mots-clés :
Autopoiesis, Docência, Ontoepistemogênese, Cognição, Biologia da CogniçãoRésumé
Esse artigo é datado no sentido que trata do contexto atual da Pandemia do CONVID 19, sua gênese histórica e suas implicações físicas, existenciais, econômicas, políticas, sociais e epistêmicas. É um mundo que desaba no qual o papel dos educadores e educadoras é crucial. O eixo do texto, portanto, gira em torno da questão: - quais os desafios que se colocam hoje aos educadores e educadoras diante de tamanha tragédia global? Para responder a esse questionamento a A constrói uma proposta de ressignificação da docência partindo da elaboração de um quadro teórico cujos pressupostos procedem do Paradigma da Complexidade que não separa as dimensões da realidade. Assim, a dimensão pessoal e singular são partes integrantes do processo cognitivo que nada mais é do que o processo de viver. São trazidos exemplos de práticas didáticas autopoiéticas (construção de si) para ilustrar uma docência ressignificada.
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