PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS

Autori

  • Nize Maria Campos Pellanda Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Parole chiave:

Autopoiesis, Docência, Ontoepistemogênese, Cognição, Biologia da Cognição

Abstract

Esse artigo é datado no sentido que trata do contexto atual da Pandemia do CONVID 19, sua gênese histórica e suas implicações físicas, existenciais, econômicas, políticas, sociais e epistêmicas. É um mundo que desaba no qual o papel dos educadores e educadoras é crucial. O eixo do texto, portanto, gira em torno da questão: - quais os desafios que se colocam hoje aos educadores e educadoras diante de tamanha tragédia global? Para responder a esse questionamento a A constrói uma proposta de ressignificação da docência partindo da elaboração de um quadro teórico cujos pressupostos procedem do Paradigma da Complexidade que não separa as dimensões da realidade. Assim, a dimensão pessoal e singular são partes integrantes do processo cognitivo que nada mais é do que o processo de viver. São trazidos exemplos de práticas didáticas autopoiéticas (construção de si) para ilustrar uma docência ressignificada.

Riferimenti bibliografici

ARENDT, H. Eichman em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Lisboa: Itaca, 2017.

ATLAN. H. Entre o cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar, 1992.

BATESON, G.; BATESON, M.C. El temor de los angeles. Barcelona: GEDISA, 2000.

ESPINOSA, B. E?tica. Sa?o Paulo: Abril, 1983.

LEVY, P. Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

MATURANA, H. Emociones y lenguaje en Educacion y Política. Santiago: Hachette, 1991.

MATURANA, H. R.; PÖRKSEN, B. Del ser al hacer. Santiago, Chile: Jcsáez Editor, 2004.

MATURANA, H.; VARELA, F. Autopoiesis and cognition. Dortercht: Reidl, 1980.

NIETZSCHE, F. Nietzsche. São Paulo: abril, 1983.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

VARELA, F. El Fenomeno de la vida. Santiago: Dolmen, 2000.

VON FOERSTER, H. Understanding understanding. New York: Spring, 2003

Pubblicato

2021-08-06

Come citare

PELLANDA, N. M. C. PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 87–97, 2021. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/15. Acesso em: 16 nov. 2024.