MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Auteurs

  • Nilza Dutra Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Márcia Bezerra Rodrigues
  • Francisco Marlon Carneiro Feijó Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Klaudio Antônio Melo de Araújo

Mots-clés :

animais, limitações, desenvolvimento, comportamento

Résumé

A Terapia assistida por animais (TAA) é um método terapêutico onde o animal é usado como parte principal do tratamento, com a finalidade de promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas das pessoas. O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios da prática da TAA no comportamento social de crianças com deficiência. As sessões foram realizadas com crianças com deficiência de 6 a 15 anos. Foram desenvolvidas atividades que promoviam a interação dos animais com os alunos, estes eram avaliados a partir das observações durante a terapia, através do preenchimento de uma ficha com quesitos sobre comportamento. Questionários foram aplicados antes do início das atividades com animais e reaplicados a cada mês posteriormente, com os pais e os professores. Dos participantes 34% possuíam dificuldade de aprendizado, 25% deficiência intelectual, 17% síndrome de down, 8% hiperatividade e 8% transtorno de déficit de atenção. Com relação ao aprendizado 67% tinha aprendizado regular, 17% bom e 16% ruim, após a TAA, 58% apresentaram aprendizado bom, 17% ótimo, 17% regular e 8% ruim. Quanto à assiduidade, esta aumentou de 67% para 80% após a TAA. Em relação ao comportamento social, 50% apresentaram comportamento positivo e estabeleciam diálogo, após a TAA, 83% apresentou comportamento positivo e estabeleceu diálogo. Deste modo, é possível concluir que a TAA pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias de ordem mental, comportamental e social, partindo do princípio que o amor e a amizade estabelecidos na interação dos seres humanos e animais.

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Publiée

2022-05-05

Comment citer

DUTRA ALVES, N.; BEZERRA RODRIGUES, A. M. .; CARNEIRO FEIJÓ, F. M. .; DE OLIVEIRA RODRIGUES, G. S. .; MELO DE ARAÚJO, K. A. . MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–85, 2022. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/34. Acesso em: 16 nov. 2024.