ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.61228/os.v4i2.95Palabras clave:
Síndrome de Down, Inclusão escolar, Metodologias pedagógicasResumen
Este trabalho investiga as contribuições das metodologias pedagógicas aplicadas ao processo de inclusão e educação de crianças com síndrome de Down. O propósito deste estudo foi revisar a literatura sobre a inclusão dessas crianças, com o objetivo de identificar desafios e estratégias que auxiliem os educadores no processo de inclusão eficaz no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, focando na inclusão de crianças com síndrome de Down no sistema regular de ensino. Utilizamos palavras-chave como 'síndrome de Down', 'inclusão escolar' e 'metodologias pedagógicas'. Constatou-se que a inclusão é desafiadora, e que todas as metodologias pedagógicas planejadas e implementadas são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes em escolas regulares. É fundamental um esforço colaborativo no ambiente escolar como estratégia para promover a inclusão de alunos com deficiências, assegurando que todos aprendam juntos.
Citas
ARAUJO, Mariane Andreuzzi de. Práticas pedagógicas na educação infantil frente à acessibilidade curricular de crianças com síndrome de Down. 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3193. Acesso em: 23 abr, 2023.
BRASIL. Ministério Público Federal. Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular. Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BUCKLEY, S.; BIRD, G. Including children with Down syndrome. Down Syndrome News and Update, v. 1, n° 1, p. 5-13, 1998.
CARVALHO, F. Escola para todos? A educação de crianças com deficiência na perspectiva da ecologia humana. Lisboa: Ministério do Trabalho e Solidariedade Social/Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2007.
COSTA, Cinthya. Inclusão de alunos com síndrome de Down. s/d. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-sindrome-down- 736664.shtml. Acesso em: 28 jul. 2024
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra,1979.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
PUESCHEL, S. M. Síndrome de Down: Guia para pais e educadores. 2a Edição. Campinas, SP. Editora Papirus, 1995. Série Educação Especial.
SANTOS, Nathália Villela Peres dos; ROSSI, Claudia Maria Soares. O ensino de estudantes com síndrome de Down no contexto da pandemia da covid-19. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 43, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/43/o-ensino-de-estudantes-com- sindrome-de-down-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19
SARAIVA, Erilane Maria Rodrigues; KOTTEL, Annemaria. Inclusão de crianças com síndrome de Down no contexto escolar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n 39, 10 de out. de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/39/inclusao- de-criancas-com-sindrome-de-down-no-contexto-escolar
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, A. M. Educação Especial e inclusão escolar: histórias e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2012 (Série Inclusão Escolar).
SILVA, Daniele Sant’Anna Rego da. ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS SÍNDROME DE DOWN:
inclusão possível. Monografia (Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia) Universidade Candido Mendes/AVM, Niterói, 2017. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N208837.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
VESTENA, Carla Luciane Blum; SCHIPPER, Carla Maria de; SOUZA, Flávia Faissal de. Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 3-10, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S198203052021000300003&script=sci_arttext.
Acesso em: 26 abr, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Omnia Sapientiae

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.
Omnia Sapientiae adheres to an International Creative Commons License (CC BY 4.0). In this way, permission is expressed to share (copy and redistribute the material in any format) and adapt (remix, transform, and build upon the material), even for commercial purposes, as long as the source is cited.
Omnia Sapientiae adhiere a una Licencia Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). De esta forma, se expresa el permiso para compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material), incluso para fines comerciales, siempre que se cite la fuente.