EDUCAÇÃO DISCIPLINAR OU LIBERTADORA? UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS FREIRIANA E FOUCAULTIANA

Autores/as

  • Marcelo Bezerra de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Themis Barros de Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Educação crítica, Opressão, Corpos dóceis, Sujeito, Formação humana

Resumen

Partindo da seguinte indagação: Qual a educação que almejamos para nossas instituições escolares e, consequentemente, para a formação dos sujeitos? Temos, com este artigo, o objetivo de refletir teoricamente sobre o papel da educação escolar, buscando compreender se almejamos uma educação disciplinar ou libertadora, partindo de algumas compreensões conceituais presentes na obra de Michel Foucault e Paulo Freire. O primeiro nos alerta à importância de pensar as práticas de vigilância na escola e a formação disciplinar dos sujeitos, o segundo orienta que a escola não é neutra e que há a necessidade de educar para a liberdade. Embora pareça utópica pensar nesta educação, apontamos a imperiosa urgência de trabalharmos de modo a compreender cada vez mais os sujeitos e suas necessidades no processo educacional, inquirindo-nos sobre as práticas estabelecidas, as verdades sociais, os conceitos cristalizados, os interesses do mercado e as práticas veladas de opressão.

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Publicado

2021-08-06

Cómo citar

MORAIS, M. B. de; MENEZES, T. B. de . EDUCAÇÃO DISCIPLINAR OU LIBERTADORA? UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS FREIRIANA E FOUCAULTIANA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–51, 2021. Disponível em: https://omniasapienteae.emnuvens.com.br/omnia/article/view/12. Acesso em: 16 nov. 2024.