FATORES MOTIVACIONAIS EM EQUIPE DE DOCENTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
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Motivação. Teorias de conteúdo. Ensino Superior.Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores motivacionais do corpo docente de uma instituição federal de ensino superior que conta com uma equipe de professores de 18 nacionalidades. Analisamos os fatores motivacionais teorizados pelos principais estudiosos dessa área, bem como os aspectos culturais envolvidos nesse processo. Em termos metodológicos, a pesquisa teve uma abordagem quantitativa de natureza exploratória, coletando dados através de questionário. A pesquisa teve como participantes os docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - Unilab. A análise das informações foi realizada a partir da “Teoria dos Dois Fatores de Herzberg”, traçando um paralelo com a “Teoria das Dimensões Culturais de Geert Hofstede''. Os resultados apontam que, os fatores motivacionais intrínsecos são os que mais contribuem para a motivação dos docentes e que estes estão diretamente relacionados com a responsabilidade do cargo, sentimento de auto realização e progresso profissional. O fator “cultura” possui forte influência na dinâmica motivacional do corpo docente, porém esta temática carece ser aprofundada.
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