GESTÃO E EMPREENDEDORISMO: PROCESSO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS ENGENHEIROS CIVIS
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO: PROCESSO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS ENGENHEIROS CIVIS
Parole chiave:
formação profissional, direção, execuçãoAbstract
A inserção no mercado da construção civil tem suas dificuldades, com a baixa demanda profissional devido à profissão depender da economia do país. Com isso, o mercado de trabalho tem sido mais desafiador para a atuação do Engenheiro Civil. Empreender nessa área ocasiona para os recém-formandos diversos desafios, que vão além dos conteúdos técnicos abordados nas universidades. A essa análise, buscou-se na pesquisa apresentar atuais desafios para se empreender no mercado de trabalho da Engenharia Civil. A metodologia utilizada foi estudo teórico, pesquisa de campo, análise dos dados, coleta e sistematização dos resultados, os quais foram postos no trabalho por meio de gráficos. De acordo com o resultado, identificou-se que o conhecimento sobre empreendedorismo, planejamento, marketing, ferramentas administrativas, inovações e comportamentos são importantes para o sucesso na inserção de um negócio. As respostas foram bem diversificadas, positivas e negativas, assim foram aplicadas sugestões e recomendações para ampliar o conhecimento sobre o empreendedorismo com intuito de incentivar a atuação do Engenheiro Civil no mercado empreendedor. Considera-se, assim, que existem várias ferramentas e métodos atuais que podem ser aplicados para se empreender no mercado descrito no trabalho.
Palavras-chave: Formação profissional. Direção. Execução.
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
BARDAGI, M.P., Lassance, M.C.P.,Paradiso, A.C. & Menezes, I.A.(2006). Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia escolar eeducacional, 10, 1, 69-82.
BARROS NETO, José Pinheiro de. Desenvolvimento de competências e o poder das expectativas. In: SANTOS, Elisabete Adami Pereira dos (org.). Gestão de Pessoas no Século XXI: desafios e tendências para além de modismos. São Paulo: Tiki Books, 2019. p. 10.
BORGES, Mario Neto; ALMEIDA, Nival Nunes de. PERSPECTIVAS PARA ENGENHARIA NACIONAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 27, n. 3, p. 71-78, 14 nov. 2013.
BISPO, Ana Carolina da Silva; ABREU, Tatiana Pereira; SANTOS, Silvino. Competências necessárias aos engenheiros recém-formados para inserção no Mercado de trabalho.
Revista Pensar Engenharia, v.5, n.2, Julho, 2017.
CASAROTTO FILHO, Nelson et al. Estratégias empresariais e Competitividade para pequenas empresas: os mecanismos de redes. 1998. Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART198.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
CASSOL, Fernanda Elvirita; PADILHA, Luccas Santin; FUZINATTO, NaianeModri; ROMAN, Darlan Jose. Não sei se vou ou se fico. Empreender ou Permanecer no emprego? Rgo: Revista Gestão Organizacional, Chapeco, v. 13, n. 3, p. 221-232, 03 ago. 2020.
CASTRO, Robson. Jovem x mercado de trabalho. Joinvile: Clube de Autores, 2015.
CORDEIRO, Jõao Sérgio et al. Um futuro para a educação em Engenharia no brasil: desafios e oportunidades. Revista de Ensino A Engenharia, Brasília, v. 27, n. 3, p. 79-80, 09 abr. 2008.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza: 1 ed. São Paulo: Editora Cultura, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 256 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, Robson. Ciclo e tendência na construção civil. 2015.
Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/artigo_robson.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
KWITKO, Dayra Liz. Os benefícios de desenvolver a sua liderança ainda na faculdade de engenharia. 2020. Disponível em: https://engenharia360.com/lideranca-na-faculdade-de- engenharia/. Acesso em: 10 abr. 2021.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas S. A., 2000. 546 p.
MOLINA, Mauricio Leonardo Aguilar; AZEVEDO JUNIOR, Waldyr. Formação em engenharia civil: desafios para o currículo na ufjf. In: COBENGE,
, 2014, Juiz de Fora. Anais [...] . Juiz de Fora: Abenge, 2014. p. 3-13.
NICKLES, Thomas. Bounded rationality, scissors, crowbars, and pragmatism: reflections on Herbert Simon. Mind & Society, v. 17, n. 1, p. 85-96, 2018.
OLIVEIRA, Otávio J.; MELHADO, Silvio Burrattino. Como Administrar Empresas de Projeto de Arquitetura e Engenharia Civil. São Paulo: Pini, 2006. 64 p.
PADILHA, Ênio. Administração de escritórios de arquitetura e Engenharia. Balneário Camboriú: 893, 2013. 195 p.
SEBRAE (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas. Disciplina de empreendedorismo: Manual do aluno. São Paulo: Sebrae, 2007. 67 p.
______ (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (ed.). PERFIL EMPREENDEDOR: O perfil de um empreendedor de sucesso. 2018. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/artigos/o-perfil-de-um-empreendedor- de-sucesso,ebd39fe28a3a4610VgnVCM1000004c00210aRCRD.. Acesso em: 06 abr. 2021.
______ (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (ed.). Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. 2014. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
SILVA, Américo Junior Nunes da. Educação: agregando, incluindo e almejando oportunidades. Ponta Grossa: Atena, 2020. 239 p.
TEIXEIRA, M. A. P. (2002). A experiência de transição entre a universidade e o mercado de trabalho na adultez jovem.Un published doctoral dissertation, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Omnia Sapientiae
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.