GESTÃO E EMPREENDEDORISMO: PROCESSO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS ENGENHEIROS CIVIS
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO: PROCESSO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS ENGENHEIROS CIVIS
Palavras-chave:
formação profissional, direção, execuçãoResumo
A inserção no mercado da construção civil tem suas dificuldades, com a baixa demanda profissional devido à profissão depender da economia do país. Com isso, o mercado de trabalho tem sido mais desafiador para a atuação do Engenheiro Civil. Empreender nessa área ocasiona para os recém-formandos diversos desafios, que vão além dos conteúdos técnicos abordados nas universidades. A essa análise, buscou-se na pesquisa apresentar atuais desafios para se empreender no mercado de trabalho da Engenharia Civil. A metodologia utilizada foi estudo teórico, pesquisa de campo, análise dos dados, coleta e sistematização dos resultados, os quais foram postos no trabalho por meio de gráficos. De acordo com o resultado, identificou-se que o conhecimento sobre empreendedorismo, planejamento, marketing, ferramentas administrativas, inovações e comportamentos são importantes para o sucesso na inserção de um negócio. As respostas foram bem diversificadas, positivas e negativas, assim foram aplicadas sugestões e recomendações para ampliar o conhecimento sobre o empreendedorismo com intuito de incentivar a atuação do Engenheiro Civil no mercado empreendedor. Considera-se, assim, que existem várias ferramentas e métodos atuais que podem ser aplicados para se empreender no mercado descrito no trabalho.
Palavras-chave: Formação profissional. Direção. Execução.
Referências
REFERÊNCIAS
BARDAGI, M.P., Lassance, M.C.P.,Paradiso, A.C. & Menezes, I.A.(2006). Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia escolar eeducacional, 10, 1, 69-82.
BARROS NETO, José Pinheiro de. Desenvolvimento de competências e o poder das expectativas. In: SANTOS, Elisabete Adami Pereira dos (org.). Gestão de Pessoas no Século XXI: desafios e tendências para além de modismos. São Paulo: Tiki Books, 2019. p. 10.
BORGES, Mario Neto; ALMEIDA, Nival Nunes de. PERSPECTIVAS PARA ENGENHARIA NACIONAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 27, n. 3, p. 71-78, 14 nov. 2013.
BISPO, Ana Carolina da Silva; ABREU, Tatiana Pereira; SANTOS, Silvino. Competências necessárias aos engenheiros recém-formados para inserção no Mercado de trabalho.
Revista Pensar Engenharia, v.5, n.2, Julho, 2017.
CASAROTTO FILHO, Nelson et al. Estratégias empresariais e Competitividade para pequenas empresas: os mecanismos de redes. 1998. Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART198.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
CASSOL, Fernanda Elvirita; PADILHA, Luccas Santin; FUZINATTO, NaianeModri; ROMAN, Darlan Jose. Não sei se vou ou se fico. Empreender ou Permanecer no emprego? Rgo: Revista Gestão Organizacional, Chapeco, v. 13, n. 3, p. 221-232, 03 ago. 2020.
CASTRO, Robson. Jovem x mercado de trabalho. Joinvile: Clube de Autores, 2015.
CORDEIRO, Jõao Sérgio et al. Um futuro para a educação em Engenharia no brasil: desafios e oportunidades. Revista de Ensino A Engenharia, Brasília, v. 27, n. 3, p. 79-80, 09 abr. 2008.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza: 1 ed. São Paulo: Editora Cultura, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 256 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, Robson. Ciclo e tendência na construção civil. 2015.
Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/artigo_robson.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
KWITKO, Dayra Liz. Os benefícios de desenvolver a sua liderança ainda na faculdade de engenharia. 2020. Disponível em: https://engenharia360.com/lideranca-na-faculdade-de- engenharia/. Acesso em: 10 abr. 2021.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas S. A., 2000. 546 p.
MOLINA, Mauricio Leonardo Aguilar; AZEVEDO JUNIOR, Waldyr. Formação em engenharia civil: desafios para o currículo na ufjf. In: COBENGE,
, 2014, Juiz de Fora. Anais [...] . Juiz de Fora: Abenge, 2014. p. 3-13.
NICKLES, Thomas. Bounded rationality, scissors, crowbars, and pragmatism: reflections on Herbert Simon. Mind & Society, v. 17, n. 1, p. 85-96, 2018.
OLIVEIRA, Otávio J.; MELHADO, Silvio Burrattino. Como Administrar Empresas de Projeto de Arquitetura e Engenharia Civil. São Paulo: Pini, 2006. 64 p.
PADILHA, Ênio. Administração de escritórios de arquitetura e Engenharia. Balneário Camboriú: 893, 2013. 195 p.
SEBRAE (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas. Disciplina de empreendedorismo: Manual do aluno. São Paulo: Sebrae, 2007. 67 p.
______ (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (ed.). PERFIL EMPREENDEDOR: O perfil de um empreendedor de sucesso. 2018. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/artigos/o-perfil-de-um-empreendedor- de-sucesso,ebd39fe28a3a4610VgnVCM1000004c00210aRCRD.. Acesso em: 06 abr. 2021.
______ (Brasil). Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (ed.). Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. 2014. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
SILVA, Américo Junior Nunes da. Educação: agregando, incluindo e almejando oportunidades. Ponta Grossa: Atena, 2020. 239 p.
TEIXEIRA, M. A. P. (2002). A experiência de transição entre a universidade e o mercado de trabalho na adultez jovem.Un published doctoral dissertation, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Omnia Sapientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.